sábado, março 31, 2007

Fotojornalismo Prémios Visão

Ontem foi um dia muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito, muito agradável. E achamos que todos os que nos visitam sabem porquê. Gostariamos de colocar as fotos premiadas em destaque mas obrigações laborais e outras boas razões não permitem "postá-las" antes de domingo à noite. São agora 2h da manhã e sinceramente não sabemos o que escrever...Vejam aqui, aqui e aqui as razões do nosso contentamento. A todos, sem excepção, muito obrigado pelo apoio diário que transmitem através das vossas visitas e comments. Sem dúvida que TODOS VOCÊS são o nosso melhor prémio...

Nota: Na noite de ontem ao colocar este post on-line, fomos do geral para o particular e apenas colocámos o link respectivo aos membros do photo-a-trois. Hoje, passamos do particular para o geral e mostramos também as outras fotos vencedoras do 7.º Prémio Fotojornalismo VISÃO/BES! A todos eles, os nossos parabéns!

sexta-feira, março 30, 2007

Bairro Alto da Damaia

Um morador do bairro clandestino no alto da Damaia, espera que chegue a sua vez de perder a habitação.
Mais um bairro que vem abaixo, já de si sem grandes condições para as pessoas lá viverem, mas mesmo assim é melhor do que morar na rua dizem alguns habitantes. Apesar de clandestino os moradores pagam água, luz, o carteiro põe lá cartas enfim ... até quando.
(Março 2007)
Foto: Leonardo Negrão

quarta-feira, março 28, 2007

A maior do mundo





A maior central de energia solar fotovoltaica do Mundo foi ontem inaugurada. Está instalada em Brinches, aldeia do concelho de Serpa e ocupa 60 hectares dos quais 32 estão cobertos por 52 mil painéis fotovoltaicos. As fotos são estas e podem ler aqui toda a reportagem no site do DN. Vale a pena.
( Março 2007 )
Foto: Rodrigo Cabrita

Moda Lisboa

A vida de manequim não é fácil. Entregues às mãos das maquilhadoras, cabeleireiras e de outras artistas na arte de retocar, como de cirurgiões se tratassem,(passa a tesoura, agora o secador, o verniz vermelho, não te esqueças da base blá blá blá), as manequins vão passando por várias fases até à perfeição.
(Março 2007)
Foto: Leonardo Negrão

Baleia

Escultura em forma de baleia na praia da torre em Oeiras.
( Março 2007 )
Foto: José Carlos Carvalho

terça-feira, março 27, 2007

Reciclagem

Porquê reciclar? Porque reciclar implica reaproveitar, reutilizar. A produção de materiais reciclados faz com que haja uma menor utilização dos recursos naturais da Terra, um menor consumo de energia, menos lixeiras e incineradoras e uma redução da poluição.
( Outubro 2004 )
Foto: Rodrigo Cabrita

segunda-feira, março 26, 2007

Museu da criança

Margarida Lencastre, directora do museu da criança.
( Outubro 2003 )
Foto: José Carlos Carvalho

Marinha Portuguesa

Exercício anti-terrorista da Marinha Portuguesa a bordo da fragata Vasco da Gama. A ideia era proteger Lisboa de um eventual ataque aéreo ou marítimo. Infelizmente aconteceu. Fomos atacados por mar e pelo ar...mas como qualquer herói do mar de uma nação valente e imortal arrasámos com eles! A partir dessa noite passei a dormir muito mais descansado...
( Data por apurar )
Foto: Rodrigo Cabrita

domingo, março 25, 2007

Toureiro (5)

Afinal quem é que procura quem?
Chamaco o herói vencedor do concurso de jovens toureiros, parece procurar o touro para que a lide continue.
(Já agora para quem gostar de ver fotografias ao vivo deste tema é só passar no C.C. do Campo Pequeno).
(Fevereiro 2007)
Foto: Leonardo Negrão

Cristiano Ronaldo

Stijn Stijnen, havia dito dias antes do Portugal-Bélgica que a melhor forma de travar Cristiano Ronaldo seria lesioná-lo. Ronaldo, como sempre, respondeu em campo. Ei-lo a correr baliza fora e a gritar golo perante a impotência do guarda-redes belga. Adoro quando Deus escreve direito por linhas tortas...
( Março 2007 )
Foto: Rodrigo Cabrita

sábado, março 24, 2007

Ele está de volta!

Ouvi dizer que este senhor está de volta à vida politica Portuguesa.
Mesmo sem autorização do partido esta semana resolveu dizer o que lhe vai na alma.
( Março 2005 )
Foto: José Carlos Carvalho

sexta-feira, março 23, 2007

Vida de cão...

O cão é o melhor amigo do homem? Este parece-me inofensivo mas anteontem em Sintra uma mulher não sobreviveu ao ataque feroz de 4 cães arraçados de rottweiller. De quem é a culpa? Dos cães? Dos donos?
( Janeiro 2003 )
Foto: Rodrigo Cabrita

quinta-feira, março 22, 2007

Paródia Populista

Será possível conciliar várias vertentes do cinema como animação, aventura, acção, comédia, drama, western, guerra, musical, romance, suspense e terror num só filme? Se têm dúvidas, assista a um congresso ou conselho nacional do CDS-PP. Let´s look at a trailer...
( Maio 2006 )
Foto: Rodrigo Cabrita

quarta-feira, março 21, 2007

Toureiros

Esta é mais uma fotografia do concurso dos jovens toureiros, que decorreu na praça de touros do Campo Pequeno.O vencedor encontrado no dia de Carnaval foi o grande "Camacho", um grande lutador, e que consiga triunfar naquilo que mais gosta de fazer que é tourear.
A partir de amanhã, no Centro Comercial do Campo Pequeno junto aos cinemas, quem quiser ver as outras 45 fotografias é só passar por lá.
(Fevereiro 2007)
Foto: Leonardo Negrão

Jornais gratuitos

Muitos são aqueles que pela manhã recorrem aos jornais gratuitos. Seja no comboio ou no metro, não há quem não tenha um exemplar. Querem provas? Aqui têm...
( Janeiro 2007 )
Foto: Rodrigo Cabrita

terça-feira, março 20, 2007

Recrutas

" Não existe nada que um homem consiga fazer, que nós as mulheres não consigamos", parece pensar a recruta da brigada aerotransportada ao executar um exercício.
Lá ao longe um grupo de "machões", também eles recrutas gozam com a situação e esperam a vez de fazerem umas cambalhotas.
(Março 2005)
Foto: Leonardo Negrão

segunda-feira, março 19, 2007

Obrigado...

Olá.
Em primeiro lugar quero agradecer a todos que no meu ultimo post deixaram palavras de carinho e apreço, algumas levaram-me as lágrimas aos olhos.
É para vos dizer que hoje é o dia do PAI e para mim tem 4 razoes especiais: O meu PAI,que sem ele eu não estaria aqui; O meu filho Diogo que me vai trazer uma prenda feita por ele;A minha filha a Joana que é o primeiro dia do PAI que ela passa ( e também vai trazer uma prenda feita por ela ) E em quarto lugar o meu novo local de trabalho a revista " Visão". Se os próximos 15 anos forem tão bons como aqueles que passaram já está muito bom ( isto não quer dizer que fique por cá 15 anos ).
Quero deixar um abraço especial para quem fica pois é sempre mais fácil para quem parte do que para quem fica, gostei muito de trabalhar com vocês...
José Carlos Carvalho

sábado, março 17, 2007

Africanos

Existem muitas coisas nos povos africanos que me fascinam, (afinal eu também sou um deles), a sua simplicidade, o seu sorriso mesmo que a vida seja difícil, a amizade sem cobrar, enfim o seu modo de vida, mas as mulheres como a força maior de trabalho num seio familiar.
...e também a quantidade de coisas diferentes que elas conseguem transportar à cabeça com um equilíbrio exemplar.
(Maio 2000)
Foto: Leonardo Negrão

Aldeia de São Gregório

Uma sombra reflecte um luto não esquecido num rosto alentejano, em tarde lenta onde o tempo resiste à passagem mas permite o sorriso.
( Março 2007 )
Foto: Rodrigo Cabrita

sexta-feira, março 16, 2007

Ponte 25 de Abril

A ponte é uma passagem para a outra margem. Hoje vou usá-la para ir em trabalho durante o fim de semana para o belo do Alentejo. Não sei se volto...
( Novembro 2003 )
Foto: Rodrigo Cabrita

Moda Lisboa (1)

Manequins vestidas pela estilista Lara Torres, observam-se no espelho momentos antes de comerçar o desfile.
(Março 2007)
Foto: Leonardo Negrão

segunda-feira, março 12, 2007

Até já...


Olá.
Amigos e amigas quando fiz esta fotografia tinha 15 anos ( 1986 ) Jardim de Belém .
Nesta altura já gostava de fotografar e tinha como objectivo trabalhar num jornal quando fosse mais crescido o que aconteceu em 1992 ao entrar para um jornal regional " Correio da Linha ", em 1993 fui para o "Correio da Manhã" onde estive até 1998, no dia 18 de Outubro de 1998 comecei no " Diário de Notícias " do qual me despeço hoje dia 12 de Março de 2007.
Vou para outro lado, mas vou continuar aqui no no "photo-a-trois"
Foi um enorme prazer estes 15 anos de jornais Diários, agora vou tentar outro ritmo, mas sempre com vontade.
ATÉ JÁ...

Dança

Ensaio do espectáculo de dança, "Inventário da dança".
(Fevereiro 2007)
Foto: Leonardo Negrão

O amor é lindo...

Beijo a Lisboa, foi uma proposta do Movimento Acorda Lisboa para reunir o máximo de beijoqueiros no miradouro de Santa Catarina, também conhecido pelo jardim do Adamastor. A iniciativa foi no sábado, não teve forte adesão, mas divertiu quem por lá passou. O amor é lindo...
( Março 2007 )
Foto: Rodrigo Cabrita

domingo, março 11, 2007

Gaiteiros de Lisboa

O percurssionista Pedro Calado, um dos sete elementos dos Gaiteiros de Lisboa, durante a actuação desta banda no Festival do Sudoeste.
( Agosto 2006 )
Foto: Rodrigo Cabrita

sexta-feira, março 09, 2007

Faz hoje um ano

Pois é , faz hoje um ano que o Cavaco Silva tomou posse como Presidente da Republica.
( 09 Março 2006 )
Foto: José Carlos Carvalho

MATRIOSKA

Cena do ensaio da peça de teatro "Matrioska".
(Fevereiro 2007)
Foto: Leonardo Negrão

quinta-feira, março 08, 2007

Dia Internacional da Mulher

Com este dia, pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher, levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos bem como limitações que vêm sendo impostos à mulher. Pois bem, esqueçam isto...já para a cozinhaaaa!! Ok, ok, é só uma pequena provocação! Um grande bem-haja para as mulheres de todo o mundo!!!
( Omã, Dezembro 2006 )
Foto: Rodrigo Cabrita

quarta-feira, março 07, 2007

Garça no Tejo


Garça no Tejo junto ao Parque das Nações.
( Janeiro 2007 )
Foto: José Carlos Carvalho

Câmara Municipal de Lisboa

Parece-me que a C.M.L. está novamente a arder, não que tenha grandes labaredas e uma grande fumaça a sair pelo telhado, nem tão pouco algumas viaturas de bombeiros, mas é um incêndio de problemas internos que vão aparecendo um pouco de todos os lados.
Para alguém que mora cá, gostaria de ver uma câmara activa, com projectos para os Lisboetas e não só, terem uma boa qualidade de vida. Até quando este inferno....
(Novembro 1996?)
Foto: Leonardo Negrão

Torres Vedras

Ah, que saudades do campo...
( Fevereiro 2007 )
Foto: Rodrigo Cabrita

terça-feira, março 06, 2007

Cabritas, outra vez!!!

Fui a Torres Vedras e aproveitei para ver as minhas conterrâneas no campo pois já fazia tempo que não nos viamos. Méé para ali, méé para acolá...enfim, passei um dia maravilhoso! O problema, é que tudo o que é bom acaba depressa. Despedidas feitas, lá foram elas por esse campo fora...O outro Cabrita, esse, voltou à cidade...
( Fevereiro 2007 )
Foto: Rodrigo Cabrita

segunda-feira, março 05, 2007

Teatro

Peça de teatro, "A linha da viagem". Peça de teatro infantil sobre a vida do pintor Nadir.
(Fevereiro 2007)
Foto: Leonardo Negrão

Tabaco

Doenças respiratórias. Umas aparecem-nos de forma voluntária. Outras não. Pense nisto antes de fumar o próximo cigarro...
( Fevereiro 2007 )
Foto: Rodrigo Cabrita

domingo, março 04, 2007

Recrutas

Novos recrutas da brigada aerotransportada treinam ainda desordenadamente, ordem unida (aprender a marchar).
(Março 2005)
Foto: Leonardo Negrão

Sol na Madeira

Turista apanha sol na praia da Calheta. Ilha da Madeira.
( Fevereiro 2007 )
fOTO: José Carlos Carvalho

sábado, março 03, 2007

Jesus Cristo

Afinal, Ele está mesmo no meio de nós. Foto tirada na cidade de Mirandela.
( Fevereiro 2007 )
Foto: Rodrigo Cabrita

Dili

No meio de uma lixeira enorme em Dili(Timor), uma jovem conseguiu encontrar um pacote de batatas fritas. Apesar da sua independência, os timorenses precisam de dar um rumo certo à sua vida, a pobreza, os grupos organizados de delinquentes, uma má preparação da polícia local, contribuí para uma instabilidade do território.
(Janeiro 2000)
Foto: Leonardo Negrão

quinta-feira, março 01, 2007

Silêncio...

Recém-nascido na Maternidade Alfredo da Costa.
( Data por apurar )
Foto: Rodrigo Cabrita