
Retomo aqui um tema que deixei em Outubro. O burro mirandês pode ter os dias contados e a solução deve passar pela atribuição de novas funções sociais. O passeio de burro e o leite para cosméticos afiguram-se como medidas seguras e concretas. Boa sorte, bem merecem!
( Outubro 2006 )
Foto: Rodrigo Cabrita
12 Comments:
Vi a reportagem na NM, mas sei que havia outras fotos bem melhores que não saíram. Nem vou perguntar porquê...é a vida não é verdade? ;)
Ah gandas burros vivam os burros
Para além do BURRO MIRANDÊS, o LINCE IBÉRICO e o LOBO IBÉRICO, também têm os dias contados.
Com tantas outras espécies asininas que poderiam estar em vias de extinção, é logo o pobre do "Burro Mirandês".
Rodrigo, na minha modesta opinião, acho que a escolha da foto foi um pouco à pressa, tinhas melhor, confessa....
Eheheh, Skin e Chá, ainda bem que tocam no assunto de ter fotos melhores ou não mas vou dizer o que penso sobre o assunto. Quando gravo um CD para entregar a um editor (seja ele qual fôr) e me comprometo a contar uma história com as minhas imagens, eu coloco aquilo que chamo de fotos úteis e as fotos ditas artísticas ou diferentes ou como muitos dizem as que são de arte com M. O ideal seria juntar o útil ao agradável, mas como nem sempre é possível conciliar a estética com a informação(somos jornalistas) opta-se por uma mescla das duas, porque afinal de contas temos a tal história para contar. As fotos publicadas foram escolhidas por mim, entreguei-as eu. É óbvio que houve fotos que gosto que foram publicadas e outras que também gosto e não o foram, mas isso é a vida... :) E já que no DN algumas não foram publicadas por razões de espaço, porque o registo é diário, surgiu a hipótese de as publicar como história. E aproveitei. Antes isso que as deixar no baú a apanhar pó. Assim partilho-as com quem quiser ver. E claro, é óptimo ter diversas opiniões. Umas a favor outras não, mas a vida é isto mesmo. Não é feita de concensos. Uns gostam outros não. Dou o exemplo dos concursos de fotografia, quando saímos da entrega dos prémios, uns acham a foto A uma treta e a B é que devia ter ganho.O júri está louco! Eheheh, se calhar nós é que estamos loucos. Isto para dizer que a subjectividade, principalmente na fotografia, está sempre presente. Mas estou a afastar-me do assunto, a foto em particular e a reportagem no geral. Considero esta foto uma boa foto, não foi publicada integralmente, mas mesmo assim ainda bem que saiu. Quanto à reportagem em si, tinha feito uma ou outra alteração, mas de um modo geral, ficou positivo. Só tenho a agradecer porque fiquei agradado. That´s my point of you e claro, muitas coisas poderiamos falar, mas por hoje, já falei muito. :)
P.S Desculpem se há erros nas palavras ou frases mal feitas mas escrevi muito à pressa e espero ter-me feito entender.E muito obrigada ás duas por virem cá!
Boa fotografia e bom tema este, dos burros. O problema deles é não serem tão majestosos como os cavalos e não haver nenhuma marca conceituada de carros com um burro como logotipo. Até ficava bem, se fosse um jipe. Enfim, divagações... A verdade é que sempre simpatizei com os bichos e sim, boa sorte para eles.
Rodrigo, Skinstorm e Chá,
Pois eu que não vi mais nenhuma, gosto muito da presente fotografia.
Estou com o Rodrigo quando diz que a subjectividade está sempre presente no modo como olhamos uma imagem. Gosto simplesmente. Pronto!
E a este propósito adicionaria apenas que o burro mirandês teve até mais sorte que outras espécies de animais em iguais circunstâncias.
Excepção feita, em Portugal, para o caso do lince ibérico que tem suscitado grande interesse e de quem muito se tem falado.
Convenhamos que a extinção das espécies não é propriamente o assunto mais apetecível para a maioria dos jornais diários. A menos, claro, que a reduzida espécie seja promovida na televisão, em formatos experimentados internacionalmente e com provas dadas de consumo industrial.
Rodrigo eu estou totalmente de acordo contigo. O busilis de contar histórias é isso mesmo que falas. E podiamos também falar nos targets dos meios de comunicação e na sua "capacidade" de leitura das fotografias publicadas. Mas isso acho que faríamos um blog para discutir o assunto :)
Isto tudo para te dizer que gostei da reportagem na NM, que fico feliz que tu tenhas gostado do resultado final, e que também gostaria de te ver a contar mais histórias por aí. Acho que mereces e a Fotografia portuguesa ganhava muito.
Eheh, Skin de facto muitas mais coisas podiam ser ditas. É o efeito bola de neve. O tal blog daria muito jeito para estas questões. Quanto à fotografia portuguesa, agradeço o elogio mas parafraseando um amigo meu, e perdoa-me a expressão, sou uma borbulha no cu da vida. Ambicionamos a perfeição, se bem que ela não exista, mas tentamos aproximarmo-nos dela. Têm de ser como o vinho do Porto, quanto mais velho melhor. Existem muitos bons fotógrafos por aí felizmente para todos nós! Graças a isso, podemos ter competitividade e qualidade mas nivelada por cima! Em relação ao fazer mais histórias, tudo depende do extra-time no DN embora admita que talvez não faça mais por algum comodismo, mas tb pelo facto de que não gosto de deixar as coisas a meio e se não tenho tempo...mas vamos tentar. Já levei um raspanete de uma alta patente da fotografia ontem à noite, espero que sirva para alguma coisa. :)
Li e reli tudo o que foi escrito após o meu comment.Concordo com os teus 2 comentários, bem como, com o do SKINSTORM.Confesso que fiquei entusiasmada com a ideia de fazeres "mais histórias". Um outro blog também não era mal pensado,mas tudo em prol da fotografia.
Não digo mais nada, podes levar outro raspanete de uma alta patente da fotografia...:)
Rodrigo muitas borbulhas podem ser varicela, e isso já é importante não achas? Admiro a tua modéstia, e concordo que há por aí muitos bons fotógrafos. Eu desde que comecei a ter mais atenção ao teu trabalho passei a incluir-te nos melhores cá do burgo. Os raspanetes são sempre bons, fazem pensar e decidir os caminhos a seguir e a não seguir. Esses têm de ser apenas teus e de mais ninguém.
Burritoooooooooooo!!
Está linda. :)
Pois em que constou esse raspanete??????
Enviar um comentário
<< Home